Páginas


Saudações Carcamanos!

Com o início de 2008 a mil, pode se perceber que o Palmeiras está no caminho certo. Méritos da nova Diretoria! Para inaugurar o blog, faremos um balanço do ano.


Treinador. 2007 foi o ano para montar uma base pra equipe. Sendo assim, a diretoria confia o trabalho a um treinador sem experiência de comandar um time grande, mas promissor. Caio Júnior foi o primeiro técnico a dirigir o Palmeiras por um ano inteiro, desde a saída de Luiz Felipe Scolari, em julho de 2000. Disputou 60 jogos, entre Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão. Venceu 28, empatou 15 e perdeu 17, com aproveitamento de 55%. Se analisarmos o objetivo da diretoria, Caio Júnior conseguiu cumpri-lo. Montou uma base pro time, tornando-o um time competitivo. Além disso, colocou Valdívia para jogar (este estava na reserva), recuperou o futebol de Caio, participou essencialmente da venda do Michel e trouxe 2 excelentes jogadores: Pierre e Gustavo. Mas a campanha do Paulistão, a saída precoce da Copa do Brasil e a perda da vaga pra libertadores no Brasileirão, sem contar alguma das péssimas atuações em casa, geraram um desgaste, culminando na saída do treinador. Agora, a diretoria busca um nome forte pra técnico e, ao que tudo indica, será Luxemburgo.

Jogadores. Segundo as estatísticas do Footstats, o Palmeiras foi o clube que teve o maior número de destaques individuais no Brasileirão 2007. Foram analisados pelo sistema de monitoramento de dados os seguintes fundamentos: finalizações, dribles, passes, cruzamentos e desarmes. O meia Valdívia ficou no top 5 em dois fundamentos O Mago foi o segundo melhor finalizador da competição e o primeiro em relação aos dribles. Além de Valdívia, o meia Caio e o atacante Luiz Henrique foram o segundo e o quarto melhores dribladores do Brasileiro, ambos com cinco por partida. No entanto, o primeiro teve 75,5% de aproveitamento contra 71% do segundo. O Verdão emplacou dois jogadores entre os maiores ladrões de bolas do torneio. Como era esperado, já que liderou o fundamento durante quase toda a Série A, o volante Pierre terminou como o melhor desarmador, com média de nove roubos por jogo e acertos de 83%. Wendel ficou em 4º no quesito.
Agora, a diretoria corre atrás de algumas poucas peças de reposição, já que dos 27 jogadores do elenco, apenas 2 estão com contratos acabando: Edmundo e Rodrigão. Os reforços são para a lateral direita, meio de campo e ataque. Neste último a diretoria já conseguiu preencher com seu sonho antigo: Alex Mineiro.

Projetos. A diretoria conseguiu tirar do papel um antigo sonho: a construção de uma Arena multiuso, a Arena Palestra. Com a parceria com a construtora Wtorre e concepção do projeto de Amsterdam Arena Advisory, a Arena tem previsão para 2009 e intenção de sediar um jogo da Copa do Mundo de 2014. Além da construção da nova arena, o gramado do Palestra Itália está sendo trocado por um dos mais modernos do mundo. O antigo gramado foi incluído num projeto inédito:a venda da grama com um CD com o hino do clube cantado pelos principais jogadores do Palmeiras. No início deste ano, o Palmeiras deu início a um amplo trabalho de reformulação em suas categorias de base. Além da construção do Refeitório, que vai garantir a saúde dos jovens atletas, a diretoria palmeirense estuda dois novos projetos. O primeiro, consiste na ampliação da "Casa do Atleta". O segundo, a construção de uma Biblioteca, que seria construída com o auxílio de escolas e universidades. Além de todos estes projetos que se iniciaram no ano de 2007, no ano de 2006, a diretoria reformou o C.T. e a sala de musculação do Palmeiras.

Assim, com um planejamento a médio/longo prazo, a diretoria está formando um Palmeiras forte de novo, onde não se via há muito tempo, desde a era Luiz Felipe Scolari.

É isso ai carcamanos! 2008 é o ano do porco. Avante Palestra!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.