Páginas


Boa, presidente!





O presidente do Palmeiras quer transferir o jogo contra o Sport para sábado.

A partida foi antecipada para esta quarta-feira a fim de atender às necessidades de grade da TV Globo e Bandeirantes, que necessitam de um jogo às 21h50. “Isso é um desrespeito. Vou trombar com a Globo. Quero o jogo de volta ao final de semana”, disse esta manhã ao Blog do Boleiro.

Logo cedo, o dirigente tentou entrar em contato com os responsáveis da área de transmissões de jogos da Globo. Não conseguiu falar com ninguém.

O Palmeiras acha que a antecipação da partida diante do Sport impede o aproveitamento de dois de seus titulares que retornam de cirurgia (o volante Pierre) e contusão (o meia Cleiton Xavier). “O Cleiton deverá ter condições de jogo no final de semana”, prevê o médico Rubens Sampaio.

Belluzzo está com vontade de comprar briga. “Minha fase de bem educado está suspensa”, disse. Desde domingo à tarde, quando acompanhou a derrota do Palmeiras para o Fluminense pela televisão, o dirigente anda, como ele mesmo diz, “muito irritado”.

O principal alvo da ira do economista Belluzzo é o juiz gaúcho Carlos Eugênio Simon. A decisão do árbitro de marcar uma falta de Obina em Gum no lance em que o atacante alviverde cabeceou a bola para o gol, ainda no primeiro tempo, liberou os instintos mais primitivos do presidente.

No próprio domingo, numa entrevista para o jornal Lance, ele falou em “dar uns tapas” em Simon se o encontrasse. Nesta segunda-feira, ele conversou com vários jornalistas e aumentou a ferocidade do discurso.

Para Belluzzo, o árbitro gaúcho “é um operador oficial de interesses escusos” que “tem uma folha corrida” de erros. “Eu comentei com meus diretores, antes da partida, como é que deixaram esse sujeito ser escalado para o jogo. Ele está claramente comprometido com interesses”, disse ao Blog do Boleiro.

Enquanto falava ao telefone, o dirigente assistia na televisão a reprise do lance do gol de Obina, que não valeu. “Olha aí, não houve nada. Este cara estava mal intencionado”, acusou.

Segundo Luiz Gonzaga Belluzzo, Simon falhou também ao não marcar um pênalti em Danilo, no segundo tempo, quando o Fluminense já vencia por um a zero. “Foi uma falta tão ostensiva que não dá nem para comentar. Este camarada enxerga demais numa hora e, em outros lances, enxerga de menos”

Logo depois da partida no Maracanã, o gerente de futebol Toninho Cecílio foi à sala de imprensa e protestou fortemente contra a atuação de Simon. Depois, chegou a vez do presidente do clube que vem pegando pesado.

A idéia é evitar que o técnico Muricy Ramalho e os jogadores se envolvam neste protestos. “Não quero contaminar o elenco. Eu tenho que falar e eles têm que jogar, se preparar para a partida contra o Sport”.

O dirigente admite que o time não anda bem. Faz críticas ao futebol jogado pelo atacante Vágner Love. Acha que o treinador precisa “fazer uma avaliação ao que não foi bem”.

Sua avaliação do desempenho do Palmeiras contra o Fluminense não é das melhores: “O time Jogou mal? Estou de acordo. Mas o Fluminense também não jogou bem. Foi uma partida igual. Mas se o gol do Obina fosse validado, o jogo seria outro”.

“NÃO VOU COMPRAR JUÍZES”

O presidente leu os blogs não oficiais do Palmeiras. Viu que está sendo cobrado para ter uma atuação mais efetiva nos bastidores da CBF, entidade que organiza o Campeonato Brasileiro. Reagiu com indignação.

“Não faço isso. Não compro juiz para apitar a meu favor. Sei que tem gente que opera desse jeito. Eu não”, afirmou. Belluzzo sequer pretende enviar um protesto formal à CBF, reclamando de Simon ou vetando o nome do juiz nos jogos do Palmeiras.

Em alguns momentos da conversa, o dirigente mostra desânimo. “O futebol é podre. É frequentado por pessoas que não servem para viver minimamente no que se denomina civilização ocidental. Está coalhado de safados e malandros”, afirmou.

Belluzzo disse mais: “Não vou me meter a fazer coisas que não condizem com minha formação. O futebol é um jogo bonito. Não consigo achar legal ir para a arquibancada sabendo que existe este trabalho de bastidores”.

O que mais irrita Belluzzo é o estrago que o erro de Simon causou para o Palmeiras. “A gente vinha se mantendo na liderança, com muito esforço, e leva uma tungada dessas! Não é apenas um erro, mas um erro que tira a liderança do campeonato faltando quatro rodadas para o final”, falou.

Será difícil mudar a data do jogo entre Palmeiras e Sport. A TV Globo já ouviu reclamações dos são-paulinos, que não queriam enfrentar o Grêmio no meio da semana passada. Mesmo assim, o Palmeiras parte agora para uma resistência estóica. “Passei do meu limite de tolerância. Se precisar brigar com a Globo, vou brigar”, afirmou.

Nenhum comentário: