Páginas


Enquanto a ressaca não passa e as notícias não são postas em dia, deixarei vocês no conforto das belas palavras da coluna do meu amigo Marcos Kleine, que aliás, faltou a festa do Mondo Palmeiras.


Abração, Kleine!




POR ISSO SOMOS PALMEIRENSES

São muitos que viram o Palmeiras ser campeão de tudo. Milhares que viram a Academia bater de frente com um Santos de Pelé. Viram o futebol mágico de Dudu, Ademir, César e Nei. Veio a fila, que de certa forma fidelizou nossa torcida, cansei de ir a jogos no Panetone com a nossa torcida dividindo o estádio com Corinthianos e São Paulinos, mas dessa época ninguém tem saudade. Depois vieram os anos 90, que renovaram e muito a nossa torcida. Essa época vivi intensamente, ganhamos de tudo, Brasileiro, Paulista, Copa do Brasil, Libertadores, Mercosul, era só eles inventarem um campeonato que íamos lá e vencíamos.
Depois dessa fase maravilhosa vivemos a pior fase da história do nosso clube. Dirigentes arcaicos, um presidente ditador e com uma astucia política fez com que o Palmeiras virasse um clube de bairro, futebol? Isso era apenas um detalhe para estes senhores.

Veio a segundona, humilhação pura, e com ela vieram os efeitos colaterais de uma administração ridícula. Lista Negra, proibindo muitos Palmeirenses de se associar ao clube, por um simples motivo. Discordar dos que na época estavam acabando com o Palmeiras. Contratações ridículas, técnicos despreparados, marketing péssimo, não existia nem uma luz no fim do túnel. Estádio caindo aos pedaços, a Academia de Futebol a cada dia que passava se degradava. Desanimava, era só noticia ruim, humilhações atrás de humilhações, mas o que nos une, o que nos faz diferentes é o amor incondicional a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Milhares se uniram, em várias frentes. Graças ao bom Deus temos Palmeirenses soberbos na nossa coletividade. Profissionais de Marketing, advogados, políticos, artistas, em todas as esferas nós possuímos pessoas apaixonadas, querendo ajudar e com competência fenomenal.

Expulsar o mal seria questão de tempo.

Sempre reparei que nos anos 90, em fotos de comemoração de titulo, aparecia em cena um senhor com um charuto na boca. Esse senhor é o atual presidente do clube Afonso Della Mônica, um Palmeirense apaixonado, que ama o futebol, para ele vale mais contratar um lateral do que construir outra piscina do clube. Nosso Presidente entrou meio desacreditado, também, depois de tanta besteira que fizeram lá dentro, nem se o Steve Jobbs entrasse na Presidência ia nos animar muito. Vivíamos tristes e com pouca esperança.

A primeira atitude para que o nosso Palmeiras renascesse foi a briga política entre Della Mônica com o antigo presidente, mostrava que finalmente, e pela primeira vez em anos, alguém com influencia dentro do clube não concordava com a gestão dele.

Mesmo com essa atitude era necessário fazer muito. Não se desfaz tanta cagada com apenas um mandato na Presidência. E muitos aqui lembram, muitos erros foram cometidos. Montamos um time velho, sofríamos de complexo de inferioridade. Veio a síndrome do Palestra Itália, juízes nos roubando na cara dura, e muitos técnicos que vieram não tinham condições de dirigir o time fraldinha do Palmeiras. A imprensa perdeu completamente o respeito pelo nosso clube, eles eram tratados como lixo pelo ex Presidente, o engraçado que ele não dava entrevista, mas foi sair do poder para não sair da mídia.

Mesmo com todo esse quadro difícil, nós estávamos sempre lá. Na tristeza ou nos raros momentos de alegria, naquele dia que vc Palmeirense, estava doente ou sem dinheiro, nada nos impedia de mostrar que amamos o Palmeiras. E nos momentos difíceis que vemos o caráter das pessoas. Ninguém abandonou o Verdão, esbravejamos, sofremos, choramos, por amor.

Foi uma luta de todos, e aos poucos tudo foi mudando.

O Muda Palmeiras aos poucos foi se aliando com o bem intencionado Sr Afonso Della Mônica. Nomes espetaculares como Gilberto Cipullo, Seraphim Del Grande e Beluzzo finalmente começaram a ter chance de trabalhar na reconstrução do Palmeiras. Lembro o dia que o Sr Gilberto Cipullo foi nomeado diretor de Futebol, vibrei como se fosse um titulo. Começava ai a volta do Palmeiras Campeão.

Desde então nossa esperança se renovou, minha primeira coluna de 2007 comentei que em 2008 íamos ganhar um titulo, vários me cobraram dizendo que estava maluco, mas não existe segredo amigo. Quando vc é honesto, trabalha com amor e dedicação o resultado vem, assim é a vida, nada vai acontecer se vc ficar sentado no sofá enchendo a cara, com trabalho, competência, honestidade e dedicação o sucesso está garantido.

Em pouco mais de 1 ano resgatamos o Palmeiras das trevas.

Aos poucos fomos renovando o elenco, contratando jogadores que tem até sua vida pessoal vasculhada. Palhaço, chinelinho, mala não vai ter mais vez no Palmeiras. Montamos um elenco bom, disputamos o Brasileirão de 2007 com dignidade depois de tantos anos de torcida contra o rebaixamento. Veio um técnico jovem, inexperiente, mas que soube na medida do possível conduzir essa renovação. Estávamos começando a pensar grande, mas faltava dinheiro, faltava aquele algo mais, o Palmeiras não nasceu para ser mais um, nasceu para ser o melhor, o melhor time da história do futebol Brasileiro, estou viajando? É só ver as estatísticas, somos o campeão do século!

Chegou a hora de pensar grande, de ser Palmeiras!

Contratamos a melhor comissão técnica do Brasil, um técnico que se identifica com o Palmeiras, e ainda teve gente que culpava o Luxa pelo rebaixamento. Um absurdo e uma tremenda injustiça. Nossa academia, em menos de um ano, veja bem amigo Palmeirense, em menos de um ano virou referência no mundo esportivo!
Veio o projeto da Arena, nossa casa vai virar o melhor estádio da América Latina, isso poderia ter acontecido a muito tempo, mas faltava boa vontade e principalmente competência! Em três anos teremos um estádio de nível Europeu!

De que adianta ter estádio, Academia linda, comissão técnica se não tem time?

Veio a parceria com a Traffic, feita pelo sensacional Cipullo e o mais importante, de maneira inteligente e não danosa ao clube. Com a base do ano passado, montamos um timaço, digno de nossas tradições. E amigos Palmeirenses, em pouco mais de 1 ano!!!!!!!

Temos time, temos elenco, temos o projeto do novo estádio com data para começar as obras, temos a Academia para nosso time se preparar, temos torcida e agora temos um titulo novamente depois de um ano.

Confesso a vocês que nunca me planejei para esse momento, não tinha nada programado para quando esse dia chegasse, prefiro que as palavras apareçam, que a emoção me deixe levar. Não lembrava com intensidade o sentimento de ser campeão, é algo único, e sempre diferente, cada titulo vem de uma maneira, às vezes ficamos histéricos, outras vezes estupefatos, esse meu primeiro titulo como colunista do PTD veio de forma diferente. Assisti o jogo com lágrimas nos olhos do começo ao último minuto. Não assisti esbravejando como no jogo contra o São Paulo. O Palmeiras tinha que ser campeão, merecia, não interessa se a Ponte está 100 anos na fila, que seu técnico falastrão inventou moda escalando jogador quebrado, e fazendo segredo na escalação com Elias e César, isso parece piada, mas cada um luta com as armas que tem.

Não consegui conter a emoção, cada gol marcado esse filme que relatei acima veio em minha mente. Foi muita luta, muito sofrimento para esse dia chegar, muitos são responsáveis por esse titulo, e quero aqui fazer justiça, ser uma voz no meio do mundo Palestrino para que isso não passe em branco, não podemos esquecer que muitos, milhares que trabalharam em silêncio e com muita vontade. Claro que o que vale é o time jogar bola, mas para esse time jogar bola foi preciso que muita gente se dedicasse, colaborando com sua especialidade, muitos se associando ao clube, outros colaborando com idéias criativas, muita gente ajudou o Palmeiras direta ou indiretamente.

Meu agradecimento ao nosso Presidente por ter se aliado com pessoas do bem, por ter colocado acima de todas as coisas seu amor pelo Palmeiras.

Meu agradecimento ao Sr Cipullo, Seraphim, Beluzzo e sua equipe, entre eles o Solarini, Marcelo Fonseca e Rogério Dezembro, peço milhares de desculpas se não mencionei algum nome, mas a todos vocês meu agradecimento, e acho que falo em nome da torcida. Graças a essa nova mentalidade voltamos a gritar Campeão.

Obrigado Traffic por apostar no nosso projeto, obrigado a Fiat, Suvinil, Adidas, alias, a Adidas era taxada de “pé fria”, pois foi a marca do Palmeiras nos anos 80!! Obrigado a WTorre, que vai construir nossa Arena e a todas as empresas e marcas que estão ligadas ao Palmeiras.

Obrigado ao elenco, muito obrigado por vestir nossa camisa com tanta dignidade e luta. Foi lindo ver o time correndo atrás da bola os 90 minutos, com muita garra, humildade e determinação! Uma pessoa em especial, o melhor goleiro da história do futebol, Marcos, meu xará, que tive a honra de conhecer e é uma pessoa maravilhosa. Liguei ontem para ele e deixei um recado no celular, mas não vou conseguir nunca traduzir em palavras o meu agradecimento e minha admiração por você.

Obrigado Luxa e toda a comissão técnica pelo trabalho competente e profissional Custa dinheiro, mas e daí? Tudo que é bom acaba sendo caro. Luxa e Palmeiras, é uma combinação maravilhosa, que seja eterno enquanto dure! Luxa renove já por mais 10 anos!

Tenho que agradecer a mídia Palestrina. Foi crescendo, se proliferando de maneira avassaladora, hoje temos sites, blogs soberbos e que nos informam de maneira completa. Não precisamos de Chico Langs, Josés Kalil e outros idiotas da imprensa. Meu agradecimento ao PTD em especial, por me dar a oportunidade de escrever essa coluna e com o fórum dar voz a tantos Palmeirenses. O Maravilhoso Mondo Palmeiras dos meus amigos Fabian, Raul e Flávio. Conrado do contundente Parmerista, leitura obrigatória. O programa Paixão Alviverde dos meus amigos Paulo Dangelo, Tangione e Elvio. Ao observatório Verde, Terceira Via, Sop, Canal Palmeiras, ao pessoal do Blog Pro Palmeiras, Ronaldo, Edu, Jota entre outros grandes amigos. A meus queridos Sueli e Sandro do Muda e todos da lista do Muda. Ao Planeta Palmeiras, Turma do Amendoim, as comunidade do Orkut. São muitos amigos, peço desculpa por esquecer alguém, mas todos vcs blogueiros, donos de sites, vcs também são campeões! Hoje nosso clube é observado por todos esses sites, quem fizer alguma besteira vai ter que se explicar, e essa sensação faz parte da democracia! Não há mais espaço para amadores no Palmeiras, se houver algum, a nossa mídia não deixa passar batido.

Meu agradecimento a toda a torcida do Palmeiras, foi um campeonato que o time e a torcida caminharam juntos. Chorei várias vezes vendo a emoção no rosto de cada Palmeirense na arquibancada. Nossa torcida é linda, apaixonada e diferenciada, isso todo mundo sabe, mas para aqueles que por ventura duvidavam foi só ver a maravilhosa festa de ontem.

Amigos, comemorem muito, não cansem de celebrar, pois além do titulo estamos vendo a volta do Palmeiras ao seu devido lugar. Com essa mentalidade, vamos ganhar tudo, todo o ano vem titulo por ai. Quero deixar também meu agradecimento a todos os leitores da minha coluna, vcs me agüentam por um bom tempo. Muitos concordam, muitos discordam, assim é a vida, mas hoje não tem nada para a gente reclamar ou discordar. Esperei anos para escrever uma simples frase na minha coluna, só essa linha traduz tudo que eu estou sentindo e todos que estiverem lendo essa coluna.

Encerro dizendo algo que sonhava há muito tempo.....


É CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu amigão pelo post!!!
E não pude ir mesmo lá no bar, tive que ir para Iracemopolis fazer um show! hehehehe
Mais uma vez valeu mesmo, fico feliz que tenha gostado da coluna David!!
Kleine