Páginas


Campanha do Observatório Verde

Pessoal estou divulgando esse trabalho do excelente Observatório Verde contra ao conflito de interesses da Federação Paulista de Futebol e o futebol brasileiro.


---------------------------------------------------------------------------------------------


OV: jornalismo participativo contra o conflito de interesses


Julgamento realizado, Kléber pega um gancho de três jogos. Justa ou não a punição (você achou o quê? comente!) a boa notícia é que o número 30 poderá jogar nas semi-finais.

Mas nosso problema continua. Não é porque Kléber não pegou os tão falados 120 a 540 dias que os problemas institucionais do TJD se acabaram. Novos casos certamente surgirão e a questão do conflito de interesses em breve virá novamente à tona.

E aí temos um problema de informação, para o qual a imprensinha poderia contribuir mas duvido que o faça. Já sabemos que Zago é presidente do Conselho Fiscal do time do Jardim Leonor. Sabemos também que Alberto Bugarib é conselheiro leonor. Embora não pertença ao TJD, sabemos também que Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, é conselheiro do Palmeiras (segundo declaração de Zago, é Del Nero que convida os participantes do tribunal. Então: vaza!). Mas e os outros membros do TJD?

Então queremos propor um exercício aos amigos palmeirenses: que tal reunirmos informações para fazermos um mapa do conflito de interesses no TJD paulista? Aqui no OV, informalmente, já realizamos alguns exercícios de jornalismo participativo/colaborativo/cidadão, como os comentários sobre as transmissões dos jogos e a observação coletiva da imprensinha. Mas não seria bacana termos um desenho completo de quem é quem nesse tribunal? Nada pessoal, Bugarib, Del Nero, Zago e outros podem ser caras muito gente boa. O fato é que a instituição está construída de modo torto e desnudar isso pode ajudar em sua melhora.

Nosso trabalho terá duas fases. Na primeira temos que reunir informações sobre os membros do tribunal. Se já detectarmos algum conflito de interesses, ótimo, mas o objetivo principal é conseguir um telefone ou email de contato. Pelamordedeus não publiquem isso comentários. Indícios de conflito de interesses (um link, uma reportagem) tudo bem, mas informações de contato devem ser enviadas ao email obverde@gmail.com (já explico o porquê).

Não será uma tarefa fácil. O tribunal tem muitos membros, que se dividem em auditores, procuradores e as comissões disciplinares. Abaixo a lista extraída do site da FPF:

Auditores-Tribunal de Justiça Desportiva
Dr. Edmo João Gela - Presidente
Dr. Ivaney Cayres de Souza - Vice-presidente
Dr. Ronaldo Botelho Piacente
Dr. Dauro Löhnhoff Dórea
Dr. Ricardo Bandle Filizzola
Dr. Nicolao Constantino Filho
Dr. Osvaldo Nico Gonçalves
Dr. Fernão Dias da Silva Leme
Dr. João Eduardo Cerdeira de Santana

Procuradores
Dr. Antônio Carlos Meccia
Dr. Edison Richelmo Zago

Auditores da 1ª Comissão Disciplinar
Dr. Acyr José de Almeida - Presidente
Dr. Alberto Bugarib
Dr. Emilio Françolin Júnior
Dr. Luís Antônio Martinez Vidal
Dr. Marco Antônio Zito Alvarenga

Auditores da 2° Comissão Disciplinar
Dr. Antônio de Moura Abud Júnior - Presidente
Dr. Luiz Carlos Telles
Dr. Norberto Domato da Silva
Dr. Mauricio Neves da Fonseca
Dra. Beatriz Sorrente Dal Pra

Auditores da 3ª Comissão Disciplinar
Dr. Carlos Alberto Ferraz e Silva - Presidente
Dr. Carlos João Eduardo Senger
Dr. Jurandir Correia de Sant´Anna
Dr. Norberto Domato da Silva
Dr. Youssef Abu Chahin

Secretário
Dr. Carlos Roberto Fernandes Silva

Ajudaria muito se a assessoria da FPF nos passasse o contato desses doutores. Já tentei isso e não deu resultado, nunca me responderam. Quem sabe com o pedido de outras pessoas isso mude. De qualquer forma, há outras maneiras de se conseguir essas informações.

Aí entra a segunda parte, fazer para cada um dos membros do tribunal as seguintes questões:

1- Para que clube o Dr./Dra. torce? É sócio, conselheiro ou membro de alguma instância dirigente de algum clube que dispute a série A do campeonato paulista de futebol?

2- Não acha que o fato de membros do tribunal serem conselheiros de clubes da série A1, configurando claro conflito de interesses, coloca uma suspeição desnecessária sobre o TJD?

Antes de fazer qualquer pergunta, peço que enviem os contatos para o obverde@gmail.com A idéia não é perturbar os doutores com uma enxurrada de emails e telefonemas. Queremos é conseguir as informações de cada um deles e ouvir suas opiniões sobre o polêmico conflito de interesses. Sabendo como contatar cada membro do tribunal, dividiremos a incumbência de falar com cada um deles, de modo que ninguém seja contatado duas vezes.

Aí, com esse material nas mãos, checamos, compilamos e publicamos tudo no OV, com os devidos créditos a todos que ajudarem.

Recapitulando. O trabalho se divide em duas fases: conseguir os contatos e fazer as entrevistas. Precisamos de braços para as duas empreitadas. Quem conseguir os contatos manda a informação para obverde@gmail.com . Quem estiver a fim de ajudar nas entrevistas escreve para o mesmo endereço. Com os contatos em mãos dividimos o trabalho e publicamos a compilação final aqui no OV.

Se der certo, e boto fé que vai dar, vai ser algo bacana demais e iniciativa pioneira no futebol. Natural, já que vinda de palmeirenses.

PS: Agradeço aos sites da Mídia Palestrina que divulgarem a iniciativa.

Nenhum comentário: