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Vai um time aí!?

Minha mãe já dizia: "o apressado come cru"
Essa semana foi dose acessar os sites, jornais, programas esportivos da mídia PIG (Partido da Imprensinha Gambambi). Sim, eu já sabia o que vinha depois das atuações patéticas do Palmeiras - sábado passado e meio dessa semana - mas, o que mais me irrita, é a avalanche de críticas (ok, como você mesmo disse o time não jogou bem) desnecessárias, sem fundamentos, sem "a" nem "b" da torcida palmeirense.

Gente do céu, vamos aos pontos nos "is" das últimas apresentações: o time não teve brio, jogou parecendo que estava sem vontade, alguns jogadores (não gosto de citar nomes, pois cada um sabe onde o calo aperta, e, se sabe e não se mexe pra arrumar o tênis, tem que vazar e logo do Palestra) não estão rendendo o esperado. Alguns desde 2007 e outros a partir desse ano. O Diego não vai na bola quando cruza - ok!, que ele treine até cansar, então. Mas não me lembro de uma campanha pró Bosco(ó) nas 3 falhas do RC no Paulistão! (ai, essa doeu, fui baixo demais).

Cornetar, sim! Com fundamentos, sim! É sadio! Aprendemos com o próximo, com nossas palavras, e o que é melhor apontamos soluções.
Mas, nada justifica apontar a metralhadora acéfala da imoralidade sem antes nos ferirmos com ela. Quer ajudar? Monte uma lógica, dê soluções, escale seu time, debata por quê fulano e ciclano não estão bem, por quê as jogadas não saem, por quê quem estava bem hoje está mal, crie seu blog, participe de fóruns, leia outras opiniões, discuta-as.

Isso é sadio e engrandece a todos.

Por favor, torcida palmeirense não entre no jogo ridículo da mídia PIG, o Palmeiras nem ninguém jogou bola ainda nessa Paulistão, quem diga o SPFW contra Ituano, Guará e Rio Claro. Sem falar no saco de pancada da vez, o Santos e o próprio time de segunda linha da Marginal sem número.
Mas, pra que falar do sufoco dos times alheios se temos o querido saco de pancada da mídia, nosso glorioso Verdão. Quer um exemplo? Pra que da bola pro JK? O nosso, deixa eu expressar uma palavra que melhor qualifique o Belluzzo... ehhhhhhhh não sei, talvez um dos 100 maiores economistas heterodoxos do século 20 já quebrou as pernas do "jornalistinha" do Lance! só com uma carta. Lá está explicado em detalhes honrosos sobre o patrocínio. E por falar nele, existe um abismo muito grande entre criticar e afirmar vergonhosamente uma entidade, como o Palmeiras. Chamar de mentiroso alguém que nunca disse nada sobre os valores, devido a cláusula de sigilo contratual, é no mínimo infantil e calunioso. Deveras um processo.
Mas nesse país, qualquer fala o que quer e o que não quer e fica por isso mesmo. É legal, é polêmico, é desumano - ainda mais quando se trata de caluniosos que tem um mecanismo de abrangência para a massa, como um jornal (que diga o Milton Milk).

As vezes, me pego a pensar (se você completou essa frase com "em nós" com certeza lembrou de uma música sertaneja) se eu fosse presidente do Verdão, quais medidas tomaria para rebater tais críticas. Seria no mínimo radical. Mas, aí me vem à cabeça uma frase dita pelo Finelli numa entrevista ao Mondo Palmeiras: "não adianta bater de frente com a imprensa, só piora as coisas".
Maldita hora que fui ouvir a Rádio Mondo Palmeiras. Sem essa idéia latejando em minha cabeça já estaria separando os cadeados para trancar os portões da Academia do meu amado time dessa nojenta imprensa (nessa hora o autor olha a lixeira de plástico direcionada a sua esquerda, e solta um belo e asqueroso escarro, pena que erra e acerta o chinelo, no qual o obriga a lavá-lo no banheiro).

Para tudo e para todos, para as vitórias e para as derrotas, para as não interceptações do Diego e seus penaltys defendidos e erradamente voltados, para as falhas da zaga e gols contra o Corinthians no Brasileirão, para a saída do Luxa em 2002 e os títulos de 1993 à 1996, para a imprensa PIG só tenho a dizer uma coisa:

Palmeiras.

One team, one love!

3 comentários:

Anônimo disse...

CARTA DO BELLUZZO AO JUQUINHA

Meu caro Juca,

Procuro não cultivar ressentimentos e muito menos alimentar paranóias. Tenho a impressão que o remédio mais eficaz para a cura do mal nietzcheano e da moléstia freudiana é expulsá-las da alma com a palavra. Lí, como de hábito, seu artigo de hoje na Folha. Muito bom. Mas, não posso concordar com a afirmação de que a diretoria do Palmeiras mentiu. Tampouco me acode a idéia peregrina de "culpar" a imprensa. Ela é o que é.

Como vc é muito mais ilustrado do que os coleguinhas de ofício, vou citar uma observação, um tanto irônica, de Eric Hobsbawn, em seu último livro Globalização, Democracia e Terrorismo.

"A imprensa verá cada vez mais como sua função divulgar aquilo que os governos preferem manter em silêncio, ao mesmo tempo em que depende dos propagandistas das instituições que ela deve criticar para preencher sua telas e páginas... Na imprensa onipresente e toda poderosa, co-pilotos sem volante nas mãos proclamam uma competência rival à do governo e comentam ininterruptamente seu desempenho."

Como diz o filósofo Slavo Zizek, doses moderadas de materialismo histórico e teoria crítica fazem bem ao espírito do tempo, hoje contaminado pela propagação de certezas midiáticas, que logo se revelam bastante incertas. Para não repetir argumentos já exarados, aí vai o e-mail que enviei para o jornalista do Lance, Luiz Fernando Gomes. Saudações palestrinas.


Senhor Luiz Fernando,

Leitor assíduo do Lance, topei hoje com o editorial de sua lavra. Nele o senhor usa a palavra mentira para qualificar os valores do contrato de patrocínio da FIAT, aqueles divulgados pela imprensa nativa. Sinto-me na obrigação de fazer algumas considerações sobre o texto.

1 - No dia seguinte à assinatura do contrato a mídia divulgou os valores mais disparatados -desde 10 até 19 milhões, passando por 15, 12 etc...Perguntado sobre o assunto, respondí que não poderia confirmar nem desmentir o que estava sendo publicado. O presidente Bellini da FIAT e a presidência do Palmeiras foram muito claros: todos deveriam manter sigilo acerca das condições contratuais. Contratantes privados estão desobrigados de informar o valor de seus contratos, salvo no caso de decisão judicial. O senhor fala em motivos estúpidos- ninguem está livre deles, salvo os jornalistas guardiões da verdade e da perfeição humana - mas tambem em motivos suspeitos, o que é muito grave. Imagino que tipo de fraude poderia haver num contrato de patrocínio: lavagem de dinheiro, grana por fora, suborno, crime tributário. A suspeita de malfeitorias daria ocasião, num país civilizado, a uma ação judicial requerida pelos acusadores que, suponho, são partes legítimas. Se assim não for, correm o risco curtir uma condenação por litigância de má fé. O ônus da prova cabe a quem acusa. Assim eram as normas processuais até o surgimento dos tribunais midiáticos.

Os jornalistas do Lance que cobrem o Palmeiras podem (ou deveriam) testemunhar que as cifras mencionadas jamais sairam de minha boca ou de qualquer outra pessoa autorizada. Mas há quem entenda, na imprensa nativa, como diz meu amigo Mino Carta, que "pacta non sunt servanda". Devo atribuir o desconhecimento dessa regra à eliminação do ensino do Latim nos cursos de segundo grau. Ademais, o senhor há de concordar que seria demasiado exigir que eu desminta o que não disse. Essa era a técnica praticada nos calabouços da ditadura.

2- O contrato tem um valor fixo e prevê, alem do jogo com a Juventus, prêmios por desempenho e outras ações na área social e,ambiental. Hoje os profissionais de alto nível, os mais procurados no mercado, firmam contratos desse tipo. O valor final do contrato está em aberto.

3 - Quanto aos demais empreendimentos, teremos o maior prazer em esclarecer o senhor editor-chefe
Luiz Gonzaga Belluzzo



BELLUZZO HOJE É CONSIDERADO UM DOS DEZ MAIORES CRANIOS DO BRASIL

Anônimo disse...

A MIDIA ENGAJADA

Nossos detratores usando um tipo de falácia (de desqualificação) afirmam que os blogs palmeirenses são blogs de torcida.
Pergunto e perguntar não ofende:
E os blogs deles? São do que?
Fravio Podre, X com Lang, Ju kaka, Birnento, Paulinho (sem pau é linho, Paulinho sem linho é pau, tirando o pau do Paulinho, ai, ai, ai, o Paulinho fica sem pau), Xeretus etc muitissimas catervas…….

Um jornalista parcial é igual a um policial bandido.

Nós estamos pensando que descobrinhos a pólvora fazendo jornalismo segmentado!
Eles já segmentaram o jornalismo faz muito tempo.
Ou o blog do Birnento não é absolutamente segmentado?
Até nas cores!
Não sei se existe um juramento na formatura de jornalismo…sou economista.
Mas, se tiver, deve ser estar sempre a procura da verdade e do esclarecimento.
O que eles fazem é quebrar esse juramento linha após linha.
Devem ir para o inferno quando desencarnarem! POR PERJURIO!

Anônimo disse...

CAMPANHA JUCA CHEGA! CHECA

O JK está se especializando em colocar notícias no ar sem checar a fonte:

Os últimos dois casos foram:

Valdívia no SPFW, e

O Rogério Dezembro falou que eram 19 milhões

Nos dois casos ele errou: um porque o Valdívia continua no Palmeiras e outro porque ninguém provou que o Rogério falou e ele afirma categoricamente que não falou.

As fontes juquianas estão fazendo ele cometer erros primários para um jornalista experiente.

Daqui a pouco ele vai publicar que a Costa Rica (que não tem exercito) invadiu os Estados Unidos

Então para ajudar o Juca – “homem de boa fé”, que acredita em tudo que lhe falam sem conferir, estou lançando a campanha:

Juca Chega! Checa!