Páginas


Mea culpa





Se a toda poderosa dos papéis que se embala peixe em feira teve seu momento sandálias da humildade, por quê esse mero blogueiro e amante do futebol não pode ter o seu. A mea culpa é em relação ao monstro, craque, gênio do futebol mundial: Ronaldo, o pegador de traveco.

Olha, eu jurava que ele vinha para o rivale apenas pra sugar o suadinho dinheiro deles e fingir que joga pra eles fingirem que pagam. Mas, esse pobre mortal esqueceu de duas coisas simples, mas fundamentais: quando Ronaldo quer ele consegue e esse cara pode estar gordo ou caralho que for, mas ainda é um gênio jogando bola.

E é por esses simples e singelos parênteses, ora esquecido por mim, que dou meus parabéns ao SCCP pela belíssima aquisição de 2009. Ronaldo ainda é um gênio nas 4 linhas, é um motivador de casa cheia no meio de tantos cabeças de bagres metidos a craques e pseudo-craques. Em terra onde ousaram chamar Kléber Pereira, Thiago Neves, Keirrison, Neymar (bicicleteiro de academia: pedada, pedala e nao sai do lugar), Washington, Nilmar de craques ou aspirante a tal, vemos um autêntico filho da puta que tem um dom incrível de fazer aquilo que poucos nesse mundo conseguem ou conseguiram: marcar gol com simplicidade de um bailarino e a complexidade de um mito.

Parabéns, Ronaldo por tudo que você é e representou ao futebol. Mesmo que essa geração Winning Eleven tenham um dia feito o sacrilégio de te afundar de vez, de te comparar a Ibrahimovic, Cristiano Ronaldo, Messi e o pior de todos Ronaldinho Gaúcho desse mundão afora. Aliás, esse último dá dó de ver em campo, um dia comentávamos numa roda de amigos se esse peso morto poderia se encaixar como um dos gênios do futebol mundial, doce ilusão. Esse cara que foge do jogo fácil, do placar faturado me envergonha de dizer que um dia foi comparados a qualquer gênio.

Mas, o mundo dá voltas. Nunca nos esqueçamos!

Eu lamento que em pouco tempo, desses meus 25 anos de vida pude acompanhar com afinco o futebol desses pouquíssimos gênios da década de 90 pra cá. Pude ver o meio/fim do brilhante Romário, do monstro Rivaldo (valeu pela correção, Rafael) e do maestro Zidane. Uma pena. Mas pelo bem do amor que tenho pelo futebol, vi milagres históricos, partidas memoráveis (Manchester United e Bayern Munich), jogadores que escreveram de formas fantásticas ou hilárias (gol do Belletti na final da Liga da Uefa) o nome nesse esporte apaixonante.

Termino aqui sugerindo que esses pseudos-craques que um dia almejam chegar a 30% do que foi Ronaldo, Zidane, Del Piero, etc ralem muito, mas muito, e tenham a mera e formal humildade de assumir os erros, corrigir os acertos e batalhar com suor e sangue quando o time mais precisar. Assim, formamos os ídolos, assim formamos o amanhã do futebol.


Parabéns Ronaldo.

Parabéns Corinthians, por esse gênio que ostenta essa tradicional camisa número 9.




Ps.: Caricatura de Sérgei Cartoons

7 comentários:

Rafael disse...

Realmente descreveu tudo o que essa geração de jogadores de pebolim significam pra mim: BONECOS DE WINNING ELEVEN! Porque futebol, falta demais. Principalmente pro Ronaldo diminutivo da Cisplatina...

Parabéns, não é todo dia que se vê um blog palmeirense elogiando um jogador do maior rival.

Torço por derbys paulistas tradicionais como antes. O futebol vai agradecer...

Junior disse...

Sinceramente, e sem nenhum respeito:

Que se foda o Ronaldo! Que se foda o Curintia! E que se foda a tradicional camisa 9!

Sigo torcendo para que o jogador mais sem alma dos últimos tempos arrebente novamente os joelhos!

Pharinha disse...

por Junior nao morro de amores pelo gordo, alias, nao sou muito fa de idolos (trocadilho feito de proposito). O cara pode fazer o que for fora de campo, assim como qq jogador de futebol,cantor, ator ou o caralho que for. Eusou um cliente que compra os servicos... sendo assim o que eles fazem fora de sua profissao é um problema deles. Mas que em diversas areas tem profissionais que sao um exemplo daquilo que faz isso sem duvidas é incontestavel.
portanto, Ronaldo, nos gambas ou nao é um genio incomparavel!

Anônimo disse...

Texto de baixo nível. Quem sabe se você tivesse uma educação melhor, eu até terminasse de ler esse texto.

Qto ao imbecil aí em cima, desejando o mal ao próximo:

Ronaldo lhe deseja em dobro tudo que você desejar pra ele.

Pra mim, você não é gente. Você é sujeira humana que infelizmente há de montes na Terra.

Em tempo, se ele fora de forma já guardou 1 no time mediocre de vocês, no brasileirão, então, será uma festa.

Pharinha disse...

Caro anonimo (quem dera vc tivesse colhões para se identificar) não sei se você leu o texto completo, pois se sim acho que você deveria ter aula de interpretação de texto.
Pois não sei explicar algo que não está aí...
Além disso, como a reciproca é verdade, vai se foder e passar bem!

Junior disse...

Fala Pharinha, minha crítica é exatamente ao que ele fez no futebol.

O que fez com Barcelona, Inter e Flamengo, além de seleção brasileira 2006, demonstram a canalhice deste vagabundo.

Anônimo, eu tenho nome, e você? Acho que está claro quem é gente aqui.

Ulisses Souza disse...

Sensacional o post do Pharinha. Eu preciso deixar claro uma coisa, desde o ponto de vista de qualquer pessoa non corinthiana, o pega-traveco é asociado à seleção brasileira, e as tardes de copa do mundo na que, a maioria de nós torciamos com loucura pelo gordo, para que ele representasse nosso pais.
Ronaldo e Corinthians são duas coisas distintas, por muito que os corinthianos desejem incaucar por força bruta que o Ronaldo nasceu e morrerá com a camisa do corinthians, todos sabemos que isso não é verdade, ele é só mais um profissional, e deixou isso provado inumeras vezes, vestindo camisas do Barça, depois Madrid, do Inter depois a do Milan, veio aqui, vestiu a do Flamengo e depois a do Corinthians... Como siga nessa inercia eu não me surpreenderia em vê-lo com o manto alviverde! =)